INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 4 de junho de 2009

CCJ aprova plebiscito do Estado de Carajás

A população do Pará poderá decidir em consulta pública sobre a criação do Estado de Carajás. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou por unanimidade, quarta-feira (3), voto favorável do relator do projeto de decreto legislativo (PDS 52/07) que estabelece a realização de plebiscito para a criação do novo Estado. A consulta ocorrerá em seis meses, a contar da data da publicação do decreto. A matéria agora será votada pelo plenário do Senado e, se aprovada, será ainda submetida à votação da Câmara dos Deputados.
O projeto é de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e foi relatado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). A aprovação da proposta foi recebida com euforia e aplausos por dezenas de prefeitos e vereadores do Pará que participaram da reunião.
Único representante do Pará entre os membros titulares da CCJ, Flexa Ribeiro (PSDB) votou favorável à consulta pública, mas destacou que o projeto não pode ser usado como bandeira política. O senador José Nery (PSOL-PA) deixou claro que não concorda com a ideia de retalhar o Estado do Pará.