INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Giro Político – Fique por dentro das notícias

CPI DA ALEPA EM REDENÇÃO
Os integrantes da CPI da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) que estão apurando abusos e violência sexual, e da Comissão de Justiça e Paz da CNBB Norte 2, tendo a frente Irmã Henriqueta Cavalcante, desembarcam em Redenção, sul do Pará, nesta quinta-feira, 18, para começar na sexta-feira (19), uma audiência pública, nas dependências da Câmara Municipal. Os deputados vão ouvir autoridades, lideranças políticas, representantes da Sociedade Civil e Conselheiros Tutelares dos Municípios que compõem a região do Estado.

PC do B EM ITUPIRANGA
O Partido Comunista do Brasil (PC do B) está de volta ao município de Itupiranga. Na terça-feira (16), na Câmara Municipal de Vereadores de Itupiranga ocorreu a implantação do PCdoB. O encontro contou com a presença de inúmeros filiados. Segundo o presidente provisório do partido, Iranildo Maracaipe, a legenda já existiu em Itupiranga de 1992 a 2002 sendo extinto por falha administrativa, e agora ressurge com uma nova administração buscando a união entre outros partidos de esquerda e defendendo a classe trabalhadora.

TABOCA
A vereadora Ana Cláudia (PR), do Município de São Félix do Xingu, se reuniu em Belém, com o consultor regional de canais da caixa econômica, Galvanir Machado. A parlamentar solicitou a instalação do posto CAIXA AQUI, na Vila Taboca, localizado a cerca de 100 quilômetros da sede do Município. O posto da CAIXA AQUI beneficiará cerca de 5 mil habitantes dessa localidade e comunidades vizinhas, que para realizarem atualmente qualquer movimentação bancária precisam se deslocar para a sede do Município distante 100 km, o que implica em perca de tempo e de dinheiro.

CONCEIÇÃO
O sul do Pará já está em contagem regressiva para a XXV edição da gincana ‘’Cidades Frente a Frente’’, a tradicional gincana artística e cultural promove a integração entre vários municípios do sul e sudeste do Pará e norte do Tocantins será realizada nos próximos dias 26, 27 e 28 no Projeto Beiradeiro, em Conceição do Araguaia, abrindo oficialmente a temporada do veraneio conceicionense.

PECUARISTAS
Os produtores rurais do Pará decidiram, quarta-feira (17) que vão fazer uma grande campanha no País pelo cumprimento das legislações ambiental e trabalhista em todos os Estados brasileiros. O prefeito de Pau D’arco e vice-presidente da Associação dos Municípios Araguaia-Tocantins, Luciano Guedes (PDT), declarou que os ruralistas já contam com o apoio de toda a bancada de deputados federais e senadores do Pará em Brasília para iniciar a campanha. Luciano disse que o embargo ambiental proposto pelo Ministério Público Federal à carne bovina do Estado vai significar 'o fim dessas regiões'.

APYTEREWA
Na última quarta-feira (10), o secretário executivo do Ministério da Justiça, Sr. Luiz Paulo Teles, recebeu em seu gabinete a visita dos parlamentares Zequinha Marinho (PMDB-PA), Giovanni Queiroz (PDT-PA) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA). A audiência solicitada em favor dos produtores rurais de Apyterewa, que estavam fazendo greve de fome em frente ao MJ. Além dos parlamentares, alguns produtores participaram da audiência, ao lado do presidente da Funai, Márcio Meira, e Rolf Hackbart, presidente do Incra. A pauta da reunião girou em torno dos problemas decorrentes da homologação da Terra Indígena Apyterewa, localizada em São Félix do Xingu (PA). O decreto presidencial incluiu no perímetro da demarcação as terras ocupadas por agricultores, provocando inúmeros prejuízos sociais e econômicos nas regiões afetadas.

PRESTAÇÃO DE CONTASA
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Conceição do Araguaia apresentou durante a 23º sessão ordinária, realizada na noite da última segunda feira (15), prestação de contas à comunidade conceicionense. A prestação de contas foi mostrada através de telão para todo o plenário com um expressivo número de populares e autoridades as receitas e despesas de março e abril do corrente ano.