INFORMAÇÕES

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Trilhos da Estrada de Ferro Carajás vão virar pontes

Oito municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Carajás, no Pará e Maranhão, receberão da Vale 10 quilômetros de trilhos que serão reaproveitados na construção de pontes metálicas. O material, que vai permitir às prefeituras realizarem obras para a melhoria de acessos de povoados, representa uma economia de R$ 600 mil para os municípios.
A partir deste mês, Marabá, no sudeste do Pará, e os municípios maranhenses de Vitória do Mearim, Miranda do Norte, Tufilândia, Açailândia, Santa Rita, Igarapé do Meio e Buriticupu, receberão as estruturas metálicas. Com os trilhos serão construídas 24 pontes que, além de melhorar o acesso urbano facilitará o escoamento da produção local. É o caso de Marabá, município com cerca de 200 mil habitantes considerado um pólo de desenvolvimento e rota do transporte de produtos, como ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e veículos.
Em Marabá serão construídas duas pontes na área urbana que irão substituir as antigas travessias de madeira. De acordo com Lucídio Colinetti, secretário de Obras de Marabá, as novas pontes garantirão mais segurança à população.
Em Açailândia, os trilhos doados serão usados também para melhorar o saneamento, a partir de sua utilização como tampas para bueiros, galerias de esgoto e sistemas de drenagem.