DOE SANGUE - PROCURE O HEMOPA DE SUA CIDADE.

Seja um colaborador do blog, envia notícias para o e-mail otavioaraujo19@hotmail.com e WhatsApp 91936270.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

São Félix: Ponte sobre o rio Fresco em conclusão

O fluxo de turismo, negócios e pesca esportiva em São Félix do Xingu vai ganhar um grande impulso com a pavimentação da PA - 279, que deve ser concluída até o final do ano. As obras de asfaltamento do trecho estão sob a responsabilidade de diversas empresas, encarregadas também da construção de dezenas de pontes em concreto, sistema de drenagem e corte nas rodovias.
Uma das obras complementares mais importantes é a construção da ponte sobre o rio Fresco, afluente do Xingu, que corta a rodovia a 40 quilômetros da cidade. Ainda hoje a travessia do rio é feita de balsa e demora cerca de dez minutos, devido ao baixo nível da água do rio, incluído o tempo de espera da balsa.
A ponte tem 500 metros de comprimento, pista de rolamento de dez metros de largura, com espaço para motos e bicicletas nas laterais de 1, 5 metro cada. A construção de oito pórticos em concreto, que ficarão às margens do rio, e dez pilares de sustentação envoltos em tubos de aço sobre as águas devem ficar prontos até novembro e estão sob responsabilidade da empresa Geofort.
Uma grande quantidade de aterro foi retirada das obras da PA - 279 para executar a terraplenagem da cabeceira da ponte e dos pórticos, que ficarão apenas com suas cabeças a mostra. Logo serão levantadas 80 vigas modulares de 25 metros e mais 12 vigas de 30 metros, colocadas justamente no centro da ponte, que possui dois vãos de 30 metros para passagem das embarcações. Com as vigas instaladas, as obras de pavimentação e instalação do guarda corpo estão sendo executadas. A obra está orçada em R$ 24 milhões.
A ponte fica a 40 quilômetros de São Felix do Xingu e já começa a mudar a paisagem da região, que fica distante de Belém cerca de 1,2 mil quilômetros de estradas. “Eu fiquei emocionada quando vi aquela ponte quase concluída. Lembrei de quando era garota e vinha com meu pai para São Félix, há mais de 20 anos, por uma estrada ruim e ainda tinha que atravessar a balsa”, disse a micro empresária goiana Lorena Vilarinho Pinheiro de Freitas, 30, que se mudou para São Félix ainda criança.
A PA-279 tem 220 quilômetros de extensão começando em Xinguara, passando por Água Azul do Norte, Ourilandia do Norte e Tucumã antes de chegar a São Félix do Xingu. A ponte sobre o rio Fresco está sendo construída com recursos de empréstimos internacionais que já estão sendo pagos pelo Estado.