INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Novo julgamento de Rayfran será dia 10

A defensora pública Marilda Cantal informou, ontem à noite, que o novo julgamento de Rayfran das Neves Sales, acusado de matar a missionária norte-americana Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, no município de Anapu, com seis tiros, já está marcado: será no próximo dia 10 de dezembro.
Segundo a defensora, a iniciativa de pedir o novo julgamento foi motivada pelo fato de, na visão dela, Rayfran já estar merecendo a progressão de pena (de regime fechado para regime semi-aberto e aberto), por se tratar de um detento “com bom comportamento”. “Em fevereiro do ano que vem o crime vai completar cinco anos. E o Rayfran continua preso desde lá, sendo que ele trabalha e estuda na cadeia. A minha ideia é que ele possa passar o Natal junto aos seus familiares”, explicou.
Marilda Cantal disse, ainda, que vai manter mais uma vez a tese de negativa da recompensa, a qual seria uma qualificadora a mais contra Rayfran. Nesse caso, Cantal nega que Rayfran tenha recebido de Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, suposto mandante do crime, uma proposta de recompensa pela morte de Stang. “Não houve essa promessa e isso eu vou provar”, declarou.
O caso - Rayfran é réu confesso. Em depoimento à polícia, ele chegou a afirmar que se sentia ameaçado por Dorothy e pelos colonos ligados a ela. Por isso, cometeu o crime. No seu primeiro julgamento, em outubro de 2005, foi condenado a 27 anos de prisão. Tendo recorrido da sentença, conforme direito previsto em legislação anterior, ganhou novo júri, realizado em outubro de 2007, no qual a pena foi mantida.
Este último, no entanto, acabou sendo anulado pelo Tribunal de Justiça do Pará, por cerceamento de defesa do réu. O terceiro julgamento, ocorrido em maio de 2008, condenou Rayfran a 29 anos de prisão, mas este também foi anulado, porque o TJ considerou que a decisão dos jurados não foi condizente com as provas produzidas no processo. (Diário do Pará)