INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Descanso: calendário de 2010 terá 16 feriados


Dos 16 feriados (oito nacionais e oito facultativos) previstos pelo governo federal para 2010, sete deles caem justamente na segunda ou na sexta-feira. Apesar de parecer bom para os trabalhadores, tantos dias “parados” têm igual efeito para a economia do país?
Para o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Roberto Sena, os feriados em excesso são negativos para o país, embora bons para os trabalhadores. “Para o setor de produção, como os alimentos, por exemplo, um feriado prolongado pode ser muito ruim. Um dia parado significa estancamento. Do ponto de vista mais amplo, os feriadões podem ser prejudiciais para toda a economia do país”, destaca.
LAZER
Sena ressalta ainda que o Brasil é um país onde as pessoas trabalham muito - 44 horas semanais, conforme o art. 58 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - e, portanto, os feriados são encarados principalmente como uma grande oportunidade de lazer.
Por pensar assim, segundo ele, o ritmo dos trabalhadores é afetado se um feriado cai no meio da semana ou até mesmo quando é prolongado. “Por conta disso, empresas procuram negociar compensações, pois sabem que se o empregado parar no meio do caminho retorna desmotivado, lento, o que não é interessante”, complementa.