INFORMAÇÕES

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Estado de Carajás: Parlamentares pedem votação na Câmara Federal


Após a aprovação no Senado em votação simbólica na terça-feira, 1º, os parlamentares que formam a comitiva do sul do Pará, se reuniram na manhã de quarta-feira, 2, com o presidente da Câmara Michel Temer articulou a provável data para a inclusão na pauta da proposta, que agora segue apensada ao PDC n˚ 159-B/1992, de autoria do deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA). “Como já tramitou em todas as comissões técnicas. A votação segue direto para o Plenário”, explicou Queiroz.
Temer explicou que a prioridade do governo federal por acordo com os partidos é a votação dos quatro projetos que criam o marco legal para a exploração da gigantesca camada de petróleo do Pré-Sal. No entanto, o presidente da Câmara disse que é possível a inclusão da matéria na pauta de votação da Casa numa sessão extraordinária que pode acontecer na próxima terça-feira, 8, após a sessão ordinária, desde que seja decidido na reunião do Colégio de Líderes ― que define a pauta de votações ― feche questão na reunião marcada para a manhã desta mesma data.
Há algumas resistências que ainda persistem sobre o projeto. Em sua grande parte por desconhecimento da realidade da região e, esse trabalho tem sido feito pelos próprios deputados federais eleitos na região: Bel Mesquita, Asdrubal Bentes (PMDB), Wandenkolk Gonçalves (PSDB), Zequinha Marinho (PSC) e Giovanni Queiroz (PDT), prefeitos, vereadores e líderes empresariais e comunitários da região interessada na criação do Estado do Carajás. (Colaboração: Val-André Mutran – direto de Brasília)