INFORMAÇÕES

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Nova regra para tirar CNH vigora em 2010


Mais de dez mil candidatos no Pará têm somente até o fim do mês para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) antes do recesso no Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Os candidatos que deram entrada ao processo para a primeira habilitação em dezembro do ano passado, que tinham direito de obter o documento de acordo com a antiga regra, ou seja, fazendo curso teórico de 30 horas e 15 horas de aulas práticas.
Os candidatos que perderem o prazo serão obrigados a recomeçar todo o processo a partir de janeiro do ano que vem, mas dessa vez de acordo com a nova regra que passou a valer em janeiro deste ano e aumentou de 30 para 45 o número de horas do curso teórico e de 15 para 20 as horas de aulas práticas. Além de tempo, isso representa um novo investimento para os candidatos. Com a mudança na legislação, as auto-escolas também passaram a cobrar mais pelo curso de formação de condutores.
O aumento, dependendo do tipo de carteira, chega a 30%. 'O Detran dá o prazo de um ano para que o candidato tire a carteira a partir da aprovação do exame psicotécnico.