INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ourilândia: Escola Antônia Borges adere ao Projeto Mandalla


Gerar oportunidades de trabalho e renda a partir do uso racional e harmônico dos recursos naturais do campo favorecendo jovens a permanecerem em seus locais de origem, utilizando técnicas empreendedoras para a geração de emprego e renda no campo, é um dos objetivos do projeto Teia Mandalla Juvenil que está sendo desenvolvido na Escola Municipal Antônia Borges Ribeiro, no município de Ourilândia do Norte.
O projeto tem parceria com o Sebrae no Pará, Ministério da Integração Nacional e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e de acordo com o técnico agrícola João Batista - coordenador do projeto Mandalla na região da P A-279 -, o projeto vem tendo aderência de toda a comunidade e incentivo por parte do poder público que está permitindo colher os resultados esperado em torno da implantação do projeto.
O projeto implantado na escola tem capacidade para atender na alimentação escolar de todos os mil e duzentos alunos que estão matriculados, que a partir de agora passaram a ter uma alimentação rica em produtos orgânicos.
Projeto Mandalla
A estrutura de produção é formada por círculos concêntricos, com um reservatório de água em forma de funil no centro, de onde parte a irrigação das plantas. Os animais ajudam a adubar a terra, fechando um ciclo auto-sustentável.
No Pará, o projeto chegou ano passado e segue até julho de 2010. A meta é atingir 1.500 jovens na faixa etária entre 18 e 29 anos, de 30 municípios que serão capacitados com aulas teóricas e práticas. (Colaboração: Roney Wydiamaior)