INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Redenção cumpre Plano Estadual de combate a dengue


Redenção é um dos municípios que já elaborou o Plano Municipal de Prevenção e Controle de Epidemia de Dengue, cumprindo com o Plano Estadual de combate a doença, proposto pelo Comitê Estadual de Combate a Dengue no estado do Pará. Conforme matéria publicada no Jornal O Liberal na edição de quinta-feira (28), a coordenadora estadual de Vigilância a Saúde, Ana Helfer, anunciou que dos 32 mapeados como área prioritária da dengue, somente 18 municípios do estado apresentaram um plano de combate e prevenção a Dengue.
Em Redenção, a diretora do departamento municipal de Vigilância a Saúde, Fernanda Ferreira Nunes, informou que desde o mês de dezembro de 2009, o município de Redenção, havia elaborado o seu Plano de Contingência da Dengue, onde constam no plano, ações importantes que visam combater de forma maciça a proliferação do mosquito da dengue. Segundo Fernanda Nunes, dados levantados pela secretaria municipal de saúde de Redenção, mostraram que em 2008, ocorrem 632 casos de dengue no município, onde muitos desses casos, dezenas de vitimas vieram a óbito vitimas da dengue Hemorrágica.
Em 2009 houve uma campanha maciça da Secretaria Municipal de Saúde, junto à população, buscando a conscientização dos moradores dos cuidados que cada morador deve ter para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Com a intensificação do trabalho e a campanha maciça de alerta à população, os casos de dengue em Redenção, no ano de 2009, caíram para 121, sendo que nenhum óbito foi registrado.
No Plano de Ação para 2010, da Secretaria Municipal de Saúde de Redenção, consta a intensificação do trabalho de fiscalização dos agentes da dengue, nos bairros periféricos da cidade, haverá o dia da coleta do pneu velho, coletas de garrafas pets, mutirões e outras ações que tendem a erradicar o mosquito transmissor da dengue.