INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 11 de março de 2010

Agropará capacita técnicos para atender produtores rurais


Procurando atender um público seleto formado por pequenos e médios produtores rurais dos municípios de Redenção, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Conceição do Araguaia, Rio Maria, Pau D’arco e Bannach a diretoria da Agropará, empresa voltada para elaboração de projetos de financiamentos rurais, promoveu durante uma semana um curso para treinamento e capacitação de seis equipes formadas por técnicos agropecuários e zootenistas, para prestar serviço de atendimento aos pequenos e médios produtores da região na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é o registro eletrônico dos imóveis rurais junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).
O CAR funciona como um pré-requisito para qualquer processo de regularização ambiental, conforme o Decreto Estadual 1.148 de 17 de julho de 2008, que determina que todo produtor rural localizado no estado do Pará, deve possuir o CAR registrado na SEMA.
O curso de capacitação foi dirigido pelo Engenheiro Ambiental, Norton Peres, que mostrou todos os passos para um bom atendimento dos produtores rurais na elaboração do cadastro ambiental.
Segundo o diretor da Agropará, Cláudio Santos, as seis equipes técnicas estão aptas a prestar serviço de qualidade a todos àqueles que desejarem fazer a certificação de suas propriedades. Munidos de GPS, veículos e outros equipamentos utilizados no serviço, as equipes vão buscar demanda de serviços junto a centenas de pequenos e médios produtores na região do sul do Pará. Segundo Cláudio, os frigoríficos da região somente vão abater gado daqueles produtores que tiverem o CAR registrado e homologado no sistema da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para isso é necessário que grandes, médios e pequenos produtores façam o seu cadastro.
Ainda segundo Cláudio, futuramente a medida vai também se estender aos produtores de leite do estado. “Estamos buscando a especialização no atendimento do pequeno e médio produtor rural, que são os grandes responsáveis por 70% da produção no mercado interno da região do sul do Pará”, disse Cláudio Santos.
As equipes técnicas da Agropará são lideradas pelos técnicos Jean Pablo, Sabadin, Márcio Nunardo, Emerson Viana, Rodrigo Camargo, zootecnista Deidson Batista e pelo engenheiro Agrônomo Nelsivan Castilho.