INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

segunda-feira, 22 de março de 2010

Conceição do Araguaia: Professores fazem protesto na 15º URE


Dezenas de professores e estudantes da rede pública do Ensino Fundamental realizaram uma manifestação que se iniciou na Praça da Bíblia e em seguida foi para a entrada da 15º Unidade Regional de Ensino – URE, com sede em Conceição do Araguaia.
O manifesto ocorreu em razão das demissões em massa dos professores contratados, atendendo determinação do Ministério Público, mas ao invés de realizar concurso público, possibilitando a permanência dos educadores em suas funções, o Estado simplesmente contratou de imediato, novos temporários para suprir as vagas deixadas pelos professores mais antigos, alguns inclusive com aproximadamente 20 anos de serviços prestados em prol da educação pública.
Ao todo foram demitidos 62 professores dos municípios de Água Azul do Norte, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Ourilândia do Norte, Pau D’arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Tucumã e Xinguara.
Os manifestantes ocuparam por duas horas a entrada da 15º Unidade Regional de Educação não permitindo entrada ou saída naquele prédio, o manifesto surtiu efeito e ao final foi elaborado um documento requerendo junto ao governo do Estado a permanência dos educadores que já estavam no cargo até a realização de concurso público, que é outra solicitação dos manifestantes. A direção da URE, por sua vez, se comprometeu em encaminhar o documento contendo as reivindicações dos professores a Secretaria de Estado de Educação. (Colaboração: Dinho Santos)