INFORMAÇÕES

quinta-feira, 25 de março de 2010

Definidas regras para eleger governador no DF


A Câmara Legislativa do Distrito Federal definiu, por meio de um ato da Mesa Diretora, as regras para a eleição indireta para os cargos de governador e vice-governador. O ato publicado nesta quinta-feira no Diário da Câmara Legislativa confirma a data de 17 de abril para realização do pleito e marca a posse para o dia 19 do mesmo mês.
O ato determina que o período para apresentação das candidaturas vai até o dia 7 de abril. As chapas com nomes para os dois cargos em disputa deverão ter respaldo de partidos políticos. "A inscrição será feita por partido político, isoladamente ou em conjunto com outro partido político, após a escolha dos candidatos pelo diretório regional", diz o documento.
No dia da eleição, os candidatos a governador terão um tempo mínimo de cinco minutos para discursar no plenário da Câmara. Os candidatos a vice poderão falar por cerca de três minutos.
No último dia 16, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF deferiu um pedido de perda de mandato contra o agora ex-governador José Roberto Arruda, por infidelidade partidária. Com a decisão, os distritais passaram a discutir a realização da eleição indireta. Arruda foi preso suspeito de interferir na investigação do mensalão do DEM - suposto esquema de pagamento de propinas a parlamentares e membros do governo do DF.