INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 16 de março de 2010

Estado de Carajás: reuniões motivam emancipação


A expectativa é que no dia 30 ou 31 de março seja aprovada em Brasília, na Câmara dos Deputados Federais, a realização do plebiscito para a emancipação do Estado de Carajás. Uma comitiva com políticos e populares deverá sair de cidades do sul do Pará, no dia 29 de março com destino a Brasília, para lotar o plenário da Câmara, para acompanhar a votação.
O ex-deputado pelo estado do Pará, Mário Moreira, e ainda o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA), e ainda várias pessoas ligadas ao meio político, educacional e imprensa, estão visitando municípios da região. “Estamos conclamando a classe política e população em geral para uma grande corrente positiva em prol da criação do Estado de Carajás. Durante as visitas estamos explanando sobre a viabilidade da emancipação da região, criando assim um novo Estado”, disse Mário Moreira, acrescentado que a região está preparada para receber se tornar um novo estado do Brasil.
Para Giovanni Queiroz, idealizador do projeto de criação do Estado de Carajás, em todos os lugares aonde a comitiva vai há uma expectativa por parte da classe política e população em torno da votação do projeto na Câmara.
Mário Moreira informou que no próximo sábado (23), haverá um grande evento em Conceição do Araguaia, focado no meio ambiente, de proteção ao rio Araguaia. Haverá uma grande mobilização com moto show, churrasco para saudar os canoeiros que estão descendo o rio Araguaia, desde Aruanã (GO).