INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 9 de março de 2010

GIRO POLÍTICO: Fique bem informado sobre os bastidores da política


MÁRIO MOREIRA EM PESQUISA
Durante a visita de Ana Júlia Carepa (PT) a Redenção, no último dia 27 de fevereiro, foi comentada sobre uma pesquisa, encomendada pela assessoria da governadora, sobre os nomes que estão em destaque para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado na próxima eleição. A assessoria do ex-prefeito de Redenção e ex-deputado estadual, Mário Moreira, confirmou que Mário Moreira aparece entre os primeiros nomes da região com chances reais de garantir uma vaga na assembleia legislativa. A assessoria do deputado estadual, João Salame também confirmou essa informação.

ALENCAR QUER SER SENADOR
O vice-presidente da República, José Alencar, disse estar disposto a disputar uma vaga ao Senado Federal pelo Estado de Minas Gerais. O político mineiro, que já exerceu o cargo de 1999 a 2002, afirmou que a agenda no Legislativo é mais leve que no Executivo e teria mais condições de voltar ao Senado do que exercer o cargo de governador de Minas Gerais, ao qual tem sido cogitado. "Eu tenho saudade do Senado", disse Alencar. "O Senado é uma casa que oferece oportunidade para a gente levar alguma contribuição para o País", acrescentou.

NOVA CASA DE LEIS
Retomada semana passada as obras de conclusão do prédio da Câmara Municipal de Rio Maria. Os trabalhos de acabamento deverão ser concluídos até o mês de maio/2010. Nesta última etapa será terminado o muro, vidros blindex, pintura, portas, janelas e outros acabamentos. A obra ocupa cerca de 640 metros quadrados em 1.500 metros quadrados e estava paralisada desde dezembro de 2008 quando foi feita a primeira etapa com valor repassado pelo governo do estado de mais de 250 mil reais. Agora o governo repassou mais 97 mil que será administrado pela prefeitura de Rio Maria. Totalizando assim cerca de 350 mil reais.

MEIRELLES PODERÁ SER VICE DE DILMA
Dois mil seiscentos e quarenta e sete dias. Esse terá o sido o tempo de duração do maior mandato já registrado na história da presidência do Banco Central. Henrique Meirelles (FOTO) tomou posse em 1º de janeiro de 2003 e deixará o cargo no dia 31 de março deste ano. Atenderá a um pedido do presidente Lula, que pretende convencer o PMDB a indicá-lo como vice na chapa da ministra Dilma Rousseff, do PT.

PROJETO APROVADO
O projeto de que institui normas para a prestação de contas as viagens internacionais de membros do Poder Executivo em missão oficial ou estudos, foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (09/03), durante votação disputada. O governo perdeu a votação por uma diferença de três votos -16 a 13 votos - tendo ocorrido ainda duas abstenções.

IMPRENSA NA POLÍTICA
Na eleição desse ano deverá haver muitos nomes da imprensa do sul do Pará pretensos candidatos a uma vaga no poder legislativo estadual. Entre os nomes mais comentados estão o de Lourivan Gomes, diretor/presidente do jornal A Notícia, e de Wanderley Coimbra, apresentador de programa na TV SBT de Redenção. Embora nenhum deles tenha confirmado publicamente essa pretensão, seus nomes são bastante comentados nas rodas de política. Aroldo Araújo, apresentador de um programa policial na rádio Interativa FM de Redenção, é outro nome que poderá ser lançado candidato.

PREFEITURA INVADIDA
O prefeito do município de Santana do Araguaia, Alegria, está vivendo uma situação atípica na cidade. Um grupo de pais de alunos invadiu e acampou na prefeitura do município, para reclamar do fechamento de uma escola na zona rural. Alguns pais alegam que seus filhos terão que levantar de madrugada e chegar à noite em casa para poder estudar na escola escolhida pela prefeitura.

GRILAGEM NUNCA MAIS
O prefeito de Redenção, Wagner Fontes, realizou uma reunião com a presença de autoridades e representantes de órgãos governamentais, para buscar uma solução para acabar e impedir grilos de áreas públicas e particulares no município. O gestor recebeu apoio irrestrito dos participantes, e disse ainda que a grilagem de áreas públicas e particulares deixa o município sem credibilidade e inibe empresários investir na cidade.

CÂMARA FEDERAL
De São Félix do Xingu a Conceição do Araguaia, em cerca de 15 municípios no sul do Pará, apenas dois nomes estão em evidência para continuar em Brasília por mais quatro anos: Giovanni Queiroz e Zequinha Marinho. Da região sudeste do Estado, o nome de Asdrúbal Bentes vem ganhando notoriedade.