INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 2 de março de 2010

São Félix: Ponte sobre o rio Fresco está pronta


Já foi aberto ao tráfego a ponte sobre o rio Fresco, na PA-279, região sul do Pará. O fim da travessia de balsa beneficia a população residente na região, o turismo, o agronegócio e a pesca esportiva, muito difundida graças à alta variedade de peixes no rio Fresco. A ponte foi construída pelo Governo Popular, através da Secretaria Estadual de Transportes, tendo como contratada a empresa italiana Rivolli, que detém a tecnologia empregada na construção.
Com estrutura de última geração, composta de peças modulares, a ponte tem 500 metros de comprimento, pista de rolamento de dez metros e é sustentada por oito pórticos em concreto às margens do rio. Dez pilares de apoio envoltos em tubos de aço sobre as águas, e uma superestrutura em concreto protendido sustentam a plataforma por onde os veículos trafegam. Maior obra em concreto da região, a ponte consumiu 600 toneladas de barras de aço.
Para o levantamento das cabeceiras da ponte, uma grande quantidade de aterro foi retirada das obras da PA-279. Os engenheiros desenharam o projeto com dois vãos centrais de 30 metros de distância para facilitar a passagem das muitas embarcações da região. A obra custou cerca de 40 milhões de reais e vai dinamizar o transporte de cargas e pessoas nos municípios localizados às margens da PA-279, de Xinguara a Tucumã e a São Félix do Xingu.
Essa região concentra a maior bacia de gado bovino do Pará, além de frigoríficos, laticínios, indústrias minerais como a Onça Puma, da Vale, e a demora da balsa era um empecilho ao desenvolvimento da região.