INFORMAÇÕES

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Conselho do idoso é criado em Conceição do Araguaia


Depois de várias reuniões, encontros e reivindicações por parte da classe dos idosos – formou-se o primeiro Conselho do Idoso no estado do Pará e este pertence ao município de Conceição do Araguaia.
O vereador Zacarias Ferreira Neto (PSDB) foi um parlamentar incansável nessa luta até que a criação se tornasse uma realidade. Outros vereadores também participaram do processo de implantação do Conselho que tem como presidente o Assistente Social, Marcelo Belém.
O Conselho do Idoso surgiu da necessidade de um órgão de representação dos idosos junto à Administração Pública Municipal. Está atualmente vinculado à Secretaria de Assistência Social, e tem a finalidade de propor políticas de proteção e assistência a serem prestadoras aos idosos do Município de Conceição do Araguaia.
O Conselho Municipal do Idoso atuará, principalmente, na área da preservação e afirmação da identidade do idoso. O Conselho existe para defender a causa dos idosos de forma abrangente, entre outros, nos campos de Governo, Habitação, Saúde, Transporte, Assistência Social, Segurança e da Cultura, recebendo sugestões e recomendações quanto ao funcionamento de asilos e casas especializadas em abrigar idosos, orientando a população idosa sobre seus direitos e procurando restabelecer a história dos idosos no país e no mundo. (Viviane Fialho)