INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dez municípios em estado de alerta no Pará


Dez municípios do Pará estão em estado de alerta por conta das fortes chuvas, segundo a Defesa Civil do Estado. São eles: Belém, Itaituba, Eldorado dos Carajás, Tucuruí, Parauapebas, Marabá, Medicilândia, Novo Progresso, Peixe-Boi e Breves.
Esta semana, vários bairros de Itaituba sofreram alagamentos nunca antes visto no período. Na cidade, o nível do rio Tapajós já está 18 centímetros acima do normal. A régua da Defesa Civil marcou ontem 8,30 metros.
Marabá, Parauapebas, Tucuruí e Eldorado dos Carajás vivem o drama das enchentes. O rio Tocantins, em Tucuruí, ultrapassou 11 metros, permanecendo um metro acima do nível de estabilidade. Em Marabá, o mesmo rio está 1 metro e 41 centímetros acima do nível normal. E as chuvas continuam fortes em cidades como Medicilândia.
No último levantamento, a Defesa Civil informou que as cheias, as enchentes e os alagamentos no Pará atingiram 2.661 famílias, sendo que 519 continuam desabrigadas, 22 permanecem em abrigos e 1.004 ficaram desalojadas.
O caso mais curioso ocorre no município de Breves. A cidade está em estado de alerta em razão de um colapso no sistema de abastecimento de água. Mais de cinco mil famílias não têm acesso à água potável. (Fonte: O Liberal)