INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 2 de abril de 2010

EDITORIAL: Árvore


Por Otávio Araújo (Editor do jornal A Notícia - Redenção (Pará)

ÁRVORE

O sistema governamental do Brasil deveria ser igual a uma árvore. Como é uma árvore? Raízes, tronco e copa. Os administradores deveriam ser firmes nas suas decisões, como são as raízes de uma árvore para sustentar o tronco e a copa. As pessoas que fazem parte de um governo deveriam ter conhecimento sólido como o tronco de uma árvore. E por fim, os administradores e as pessoas que fazem parte de um governo deveriam ter conhecimento firme e sólido para proporcionar uma copa frondosa e grande, para sombrear todo o povo.
As raízes são o conhecimento técnico, coerente e inovador; o tronco são as pessoas que deveriam ser harmoniosos, amigáveis e solidárias; e por fim, a copa é o resultado de tudo isso, cujo beneficiário é o povo.
De início parece complexo, mas no fim é tudo muito simples. O Brasil é feito de regiões, estados e municípios, portanto, todos têm importância igual. Plano de governo, desde os municípios, estados e o governo federal é fundamental para que o povo tenha qualidade de vida e plena. É inadmissível, em pleno ano de 2010, o governo ter que ratear vacinas para imunizar o povo. Crianças ainda morrem nas portas dos hospitais, rodovias sem pontes adequadas causam diariamente muitas mortes; e crianças sem escolas mutilam os futuros cidadãos. Isso corre porque os governantes não planejam suas administrações.
Para plantar uma árvore é preciso planejamento: lugar certo, adubo adequado e época certa. Assim ocorre com uma administração pública ou privada. Quando esses requisitos são respeitados, a árvore crescerá forte e resistente ao vento e ao tempo.
Uma árvore tem vida longa, e são necessários muitos anos para ficar frondosa. Portanto, é necessário que quem se proponha a cuidar de uma árvore, tem que ter tempo, conhecimento e amor. Se, durante esse tempo, não for adubada e regada, ela crescerá lentamente e fraca. No primeiro vento forte corre o risco de cair. É importante que cada um que estiver cuidando da árvore seja responsável. Senão, a raiz se enfraquecerá, o tronco ficará oco e a copa será pequena e sem sombra.
Quem precisa de uma boa sombra, é importante saber escolher bem quem vai cuidar da árvore.
Reflitam!