INFORMAÇÕES

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Conceição: Primeira cirurgia de ligamento de joelho é realizada no HRCA


O Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA) realizou pela primeira vez a cirurgia de ligamento do joelho na última sexta-feira (21). O jovem Ronilson Gonçalves de Oliveira, morador de Conceição do Araguaia, de 28 anos, é ajudante de pedreiro e foi vítima de um acidente de moto há quase um ano, quando o ligamento de seu joelho foi rompido, impossibilitando-o de executar muitas de suas tarefas diárias.

A mãe de Ronilson, Ana Gonçalves, disse que estava confiante no trabalho da equipe do Dr. Norberto Garcia e elogiou o trabalho da gestão do HRCA que tem se destacado no atendimento da população e na oferta dessas cirurgias tão importantes.
O diagnóstico do ligamento cruzado anterior do paciente conceicionense foi feito clinicamente através de testes específicos realizados pelo médico ortopedista, através exames radiográficos no caso de retirada de ossos junto com o ligamento, e na ressonância magnética mostrando a lesão no interstício do ligamento ou na retirada do ligamento.

“Dentro de três meses ele poderá fazer o que não fazia. Hoje, com a aquisição de equipamentos e instrumental cirúrgico, além da reforma do Centro Cirúrgico, temos condições de realizar cirurgias, não realizadas antes pelo hospital, como foi essa de ligamento cruzado anterior. Se esse jovem fosse pagar por esta cirurgia, desembolsaria em torno de R$ 50 mil reais. Isto representa um ganho enorme para a população de Conceição do Araguaia e região”, argumentou o médico ortopedista, Dr. Norberto Garcia. (Colaboração: Viviane Fialho)