INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conceição: Projeto inovador aumenta produção leiteira


Numa parceria entre o produtor Arnaldo Soares Otoni e a prefeitura municipal, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), foi implantada a Primeira Unidade Demonstrativa de Pastejo Rotacionado do Programa de Desenvolvimento da Bacia Leiteira de Conceição do Araguaia.

A Unidade fica na Chácara “Deus é Guia” a aproximadamente 4 km do centro da cidade. O projeto começou com uma visita técnica da Sedecon à propriedade. Lá, foi constatado o desgaste do solo e a necessidade de melhoramento dele.
A secretaria então providenciou o transporte do calcário, a gradagem da terra, fez todo o acompanhamento técnico na propriedade e a devida orientação ao agricultor familiar.

Como funciona - Na propriedade rural, cerca de vinte e cinco cabeças de gado leiteiro eram colocadas em 25 hectares de terra. Hoje, essa mesma quantidade é colocada em 2,5 hectares de pasto, ou seja, os animais ocupam 10% do espaço que ocupavam e produzem bem mais leite do que antes. Mas, a alimentação do gado, não se restringe apenas ao capim, ele é tratado também com cana forrageira, banco de proteínas (feijão guandu que contém 27% de proteínas) e xilozantes. O gado tem recebido melhoramento genético através de inseminação artificial e ciclonização do cio. Na Unidade também foi implantado o sistema de ordenha mecânica, com duas retiradas de leite por dia.

Há quatro meses, o gado produzia aproximadamente 6,5 litros de leite. Com essa nova técnica de pastejo rotacionado, o gado está produzindo 11 litros de leite, ou seja, teve um aumento de 4,5 litros de leite por vaca. Hoje, Arnaldo Otoni retira 240 litros de leite por dia e distribui para as panificadoras da cidade, tendo um aumento de cerca de 30% na renda familiar. (Colaboração: Viviane Fialho)