INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 18 de maio de 2010

Contran obriga transporte de crianças em cadeirinhas


Para quem ignora a ação dos fiscais do DMTT (Departamento Municipal de Trânsito e Tráfego) de Redenção que cobra, com rigor, o uso do capacete e cinto de segurança – equipamentos obrigatórios na condução de um veículo – uma nova lei do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) pode significar mais multas para os motoristas que gostam da contrariedade e insistem em trafegar irregularmente.
A resolução nº 277 do Contran que começa a vigorar em todo o País no próximo mês, obriga os pais a transportarem as crianças, com menos de dez anos, em cadeirinhas específicas em veículos automotores. Oficialmente, a resolução é válida a partir de 9 de junho, quando novas regras de transporte deverão ser obedecidas. No Pará, a orientação para pais condutores será feita pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Quem não se adequar às novas regras e infringir a lei, estará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 191,54 e aplicação de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
De acordo com a resolução, quem não transportar a criança adequadamente poderá, ainda, ter o veículo apreendido e só liberado após regularização e adequação à lei, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. (Colaboração: João Lopes)