INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 4 de maio de 2010

Hemopa de Redenção convoca doares


Esta semana a Fundação Hemopa, Hemonúcleo de Redenção, está promovendo, de 05 a 07 de maio, mais uma campanha interna de captação de doadores alusiva ao Dia das Mães, com o objetivo de conscientizar a população para doação voluntária em que vidas serão salvas.
O tema: “Mãe, um exemplo de doação. Doe sangue.” vem ao encontro de um amor incondicional, em que uma doação sem requerer qualquer retorno, transforma-se em benefício àqueles que necessitam desse cuidado. Na doação de sangue não se observa credo, raça ou religião, sendo todos irmãos e chamados a doar, em gesto de amor, o seu sangue.
Convocamos a população de todos os municípios da 12ª. Regional de Saúde, principalmente Redenção, para marcar presença e auxiliar-nos no abastecimento deste hemonúcleo, observando que nosso estoque está abaixo da necessidade atualmente demandada. Estimamos comparecimento aproximadamente de 100 doadores, com todos os tipos sanguíneos para reposição das bolsas. Cabe-nos esclarecer que, sem o envolvimento de todos, há prejuízo no fornecimento de hemocomponentes aos serviços de saúde, sendo necessária solicitação, e, portanto, demora no recebimento dessas bolsas, enviadas pelo Hemocentro Coordenador, em Belém.
Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50 quilos, pode doar sangue. É necessário portar documento oficial de identidade com foto. Após a doação serão realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
O Hemopa espera por você na Av. Santa Tereza, Centro. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 13h. (Magda Adorno Lima).