INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Liberada concessão de lavra de Serra Pelada


Após 20 anos de espera, os garimpeiros de Serra Pelada conseguiram a reativação do garimpo na manhã desta sexta-feira (7). Hoje o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermman, entregou durante um evento em Curionópolis, no sudeste paraense, a "Portaria de Lavra",autorização para a lavra mecanizada do garimpo. A cidade ficou movimentada com aproximadamente 15 mil garimpeiros que vieram de toda parte do Brasil.
A exploração da Mina será feita em parceria entre a Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada), cooperativa que representa os interesses de cerca de 40 mil garipeiros, e a empresa Canadense de Mineração Colossus, que fará os serviços de pesquisa geológica, implantaçãio e operação da futura mina.
A partir de agora a produção de ouro será através de uma mina subterrânea. As obras de construção devem começar em julho.
Histórico
Descoberta no final da década de 1970, Serra Pelada se transformou no maior garimpo a céu aberto do mundo. Cerca de 100 mil homens trabalhavam dia e noite no local. O garimpo foi oficialmente fechado em 1992 e um imenso lago foi formado no local. (Fonte: Diário on line)