INFORMAÇÕES

terça-feira, 29 de junho de 2010

Sul do Pará ganha Centro Tecnológico do Couro


De acordo com os dados do Censo Agropecuário, o Pará é o quinto maior rebanho do país e segundo a SAGRI a maioria deste gado está concentrada no Sul do Pará abatendo em média 10 mil cabeças por dia onde só 5 mil peças de pele são beneficiadas. A partir desses dados é que o instituto Federal do Pará, campus Conceição do Araguaia construiu o projeto do CTC.

O Centro Tecnológico do Couro irá funcionar na área da antiga Escola agrícola, terreno doado pelo Governo Municipal, e oferecerá cursos para o beneficiamento do couro, tratamento de resíduos industriais e beneficiamento buscando parcerias com outros órgãos para o desenvolvimento de pesquisas e estimulo ao empreendedorismo. As aulas práticas serão ministradas em um curtume Escola onde os estudantes terão acesso a maquinários, produtos químicos e matéria prima necessária para o curtimento das peles.

O objetivo final, na primeira etapa, é capacitar 210 jovens e adultos através de cursos na área de coureiro calçadista, estimulando a produção local de acessórios em couro (jaquetas, bolsas, cintos, carteiras, sapatos etc.). Aproveitando ao máximo o potencial oferecido pelo abate em larga escala e colaborando para o desenvolvimento econômico da região sul do Pará.