INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Conceição: Sebrae orienta empresários sobre acesso ao crédito



A palavra crédito surgiu do latim “creditu” e significa confiança. Um seminário de orientação e acesso ao crédito foi ministrado por representantes do Sebrae – PA e do Banco da Amazônia em Conceição do Araguaia, na última sexta-feira, 27, no Plenário Soly Antônio Valiati, da Câmara Municipal.

O evento contou com a presença de alguns empresários da cidade e de jovens empreendedores do município, interessados no assunto.

A Gerente Regional do Sebrae, Cássia Milhomem, fez a abertura do encontro, expondo a importância do acesso ao crédito e de como consegui-lo focando as reais necessidades da empresa. Em seguida, a Analista do Sebrae, Simarlene Dueti, ministrou uma palestra, explicando o foco do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Brasil (Sebrae) e a importância do acesso ao crédito para essas empresas.

Dueti disse em sua palestra que 78% das empresas sofrem falência por má gestão nos negócios e que 53% das empresas são abertas por causa do desemprego que ainda aflige milhões de brasileiros. Ela destacou que o planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento e que os empresários devem entender o momento de ter acesso ao credito, utilizando-o corretamente para que a empresa consiga pagar esse empréstimo, tendo ainda lucros no final de tudo.

O representante do Banco da Amazônia, Marcelo Freitas, falou ainda sobre o papel do Banco da Amazônia no acesso aos serviços financeiros, sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), taxas, juros, prazos, documentação necessária e o que pode ser financiado, além de outros programas disponíveis para a região Norte.

Houve também uma rodada de perguntas, esclarecimentos, crédito e capacitação, onde o Banco da Amazônia atendeu às empresas, efetuando pré-cadastros e agendando visitas aos empreendimentos. O Sebrae por sua vez, inscreveu interessados em minicursos. (Viviane Fialho)