INFORMAÇÕES

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Eleição 2010: Candidatura de Fernando Yamada (PTB) é impugnada

A candidatura de Fernando Yamada (PTB) ao Senado foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA). De acordo com o tribunal, o PTB integraria a coligação 'Acelera Pará', que registrou só um candidato, e não poderia lançar isoladamente outro na disputa.

O caso cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o assunto certamente será resolvido nos bastidores da aliança. O colegiado pleno do TRE/PA se reunirá todos os dias desta semana para concluir o julgamento dos registros e impugnações de candidaturas requeridos para as eleições gerais de outubro. O presidente do Tribunal, desembargador João Maroja, pretende concluir os julgamentos até quarta-feira (4), mas o prazo determinado pela legislação eleitoral se encerra na quinta-feira (5).

O lançamento do nome do empresário Fernando Yamada, pelo PTB, foi a grande surpresa para os petistas, já que ele é considerado um candidato competitivo e que pode alterar o jogo ao Senado. Um acordo de cavalheiros previa apenas três nomes para a disputa. O deputado federal Jader Barbalho pelo PMDB, o petista Paulo Rocha e o tucano Fernando Flexa Ribeiro, que concorre à reeleição.