INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sábado, 21 de agosto de 2010

Redenção: Morre pioneiro Zé Pinto


"Zé Pinto recebendo homenagem na Câmara de Vereadores de Redenção"

Morreu na tarde de sexta-feira (20), José Alves Pinto, conhecido por Zé Pinto, um dos pioneiros do município de Redenção. Natural de Morrinhos (GO), Zé Pinto morreu aos 72 anos, vítima de câncer, segundo a família, provocado pelo uso exagerado de cigarro. Ele deixou vários filhos e netos, e um legado de honestidade e muitos amigos.

“José Alves Pinto chegou a Redenção quando o lugar possuía poucas casas. Ao lado do fundador da cidade, Luiz Vargas Dumont, ele tomava conta da distribuição de lotes, e numa dessas expansões criou o loteamento no pé da serra, que durante anos ficou conhecido por Campo do Zé Pinto, hoje, setor Serrinha”, frisou Isidoro Bosco, amigo e colega de trabalho na época. Logo que chegou a Redenção Zé Pinto fundou o primeiro time de futebol da cidade, o Vila Nova, concluiu Bosco.

Zé Pinto foi vereador pelo distrito de Redenção, quando ainda estava veiculado ao município de Conceição do Araguaia. Na época – década de 70 - ele assumiu a presidência da Casa de Leis, e chegou a responder como prefeito de Conceição do Araguaia por cerca de quinze dias.

Conta a história, que enquanto prefeito, Zé Pinto, empunhou uma foice e conclamou a população a fazer um mutirão de limpeza nas ruas. Muita gente o acompanhou na limpeza da cidade. (Por Otávio Araújo)