INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Santana: Homens encapuzados despejam 30 famílias da colônia Verde Brasileira

No dia 03 de agosto último, por volta das 05h da manhã, chegaram ao Acampamento “Pé da Serra”, dentro do PA Colônia Verde Brasileira, no Município de Santana do Araguaia, cerca de 09 homens fortemente armados e encapuzados e expulsaram violentamente as 35 famílias que ali estavam acampadas há cerca de 2 anos.

Sem nenhuma ordem judicial eles expulsaram todas as famílias da área, com ameaças de morte, tiroteios, xingamentos e agressões físicas. Na ocasião, usavam 2 carros: uma camionete Hilux e 2 caminhões tipo gaiola, onde foram colocadas todas as famílias, seus pertences, suas mulheres e crianças, junto com estrume de gado e foram jogadas na beira da estrada.

Algumas famílias que não se encontravam no local tiveram os seus pertences totalmente extraviados, uma vez que os barracos foram derrubados. Desde o ocorrido, tem havido disparos de arma de fogo todas as noites na área e nas proximidades e há um clima de ameaças e de terror contra as famílias vizinhas, que são solidárias com as vítimas.
A Delegacia de Polícia de Santana do Araguaia registrou a ocorrência apenas de uma acampada e tem dificultado muito o registro de ocorrências de outros trabalhadores, sobre novos fatos, apesar de todo esforço das vitimas e da CPT.
A CPT e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Araguaia, repudiam essa violência, exigem a apuração dos fatos e a responsabilização dos culpados, bem como a máxima agilidade do INCRA no processo de retomada da área.

(Xinguara-PA, 12 de agosto de 2010 - Nádia Pinho da Silva Brito - Junta Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Araguaia. Frei Henri Burin des Roziers - Coordenador da Comissão Pastoral da Terra de Xinguara)