INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Xinguara: Mistério envolve explosão em avião

Um avião de pequeno porte explodiu e incendiou-se completamente por volta de 13h45 de ontem (domingo) em Xinguara, no sul do Pará. O acidente ocorreu na área de uma das fazendas da região, a 1,5 quilômetro da sede de Xinguara. Segundo a Polícia Civil, não foram encontrados vestígios de corpos na aeronave. O fogo causado pela explosão gerou grande incêndio num pasto próximo e a seca na região fez as chamas se alastrarem.

O acidente com o monomotor modelo Skyline 210, de prefixo ainda não identificado, ocorreu numa fazenda ao perto da cidade. Valdecir Clemente, coordenador de planejamento territorial participativo (PTP) da região de Integração do Araguaia, que foi ao local do acidente e informou que há destroços do avião por todos os lados.

A aeronave parece muito antiga e a Polícia Civil confirmou que o avião chegou a descer numa pista para aeronaves de pequeno porte de Xinguara. Lá, foi carregado com algumas caixas e decolou novamente no sentido da PA-279.

Um vaqueiro da fazenda onde aconteceu o acidente disse que viu o avião passar voando baixo e de maneira estranha no local onde ele se encontrava, tocando gado. O vaqueiro disse ter ouvido logo depois um barulho, seguido por uma explosão.

Segundo o investigador Silvio, da Polícia Civil em Xinguara, essa informação chegou ao seu conhecimento através de um telefonema. A sua equipe foi até o local e, ao constar a gravidade do acidente, acionou o Corpo de Bombeiros de Redenção, que enviou uma equipe.

Como nenhum vestígio de corpos foi encontrado e a aeronave estava muito destruída pelo fogo, a Polícia Civil disse que só uma perícia técnica poderá revelar se além do piloto havia outras pessoas no avião. Até o momento, ninguém procurou a polícia para registrar o caso e o piloto da aeronave também não foi encontrado.

O fogo provocado pela explosão se alastrou por várias fazendas. A Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, manda equipe hoje ao local.