INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Conceição: Idosos e crianças são os mais prejudicados com clima seco


Estudiosos relatam que 90% do aquecimento global foi causado pela ação humana. E que a temperatura da Terra aumentará, até o final do século XXI, entre 1,8°C e 4°C. Na pior das previsões, essa alta pode chegar a 6,4°C.

Em Conceição do Araguaia a temperatura não sai da casa dos 38º graus e quem mais está sofrendo com esta situação são os idosos e as crianças.

O Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA) tem atendido uma média de cem pessoas por mês com algum tipo de problema respiratório. No último mês, aproximadamente 15% dos pacientes da Unidade de Saúde foi internado por causa de doenças relacionadas com as alterações climáticas e dos problemas ligados a alta temperatura.

As conseqüentes queimadas que assolam a região tem contribuído para o agravamento dessa situação de saúde. A maioria das pessoas que chega ao Hospital Regional apresenta sintomas de falta de ar, desmaios, pressão alta, alergia e utilizam ainda o aerosol.

Os idosos Expedita Ferreira (76) e Dorival de Sousa (81), disseram a nossa reportagem que o clima de Conceição do Araguaia não é mais o mesmo e que eles tem sofrido muito com a alta temperatura. “Eu passo o dia todo sem camisa, porque eu não agüento o calor dentro de casa. Sinto uma tremenda falta de ar, uma angústia”, disse Dorival Sousa. (Colaboração: Viviane Fialho)