INFORMAÇÕES

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Nova onda de invasões em propriedades rurais no sul do Pará

Num movimento orquestrado, a FETRAF (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) promoveu nesta quinta-feira (16) invasões simultâneas de propriedades rurais no sul do Pará, particularmente no município de Xinguara. Por volta das 10 horas de hoje (quinta), um grupo de cerca de 100 invasores tomou área do Retiro Moça Nua, em frente à Fazenda Porto Rico. Na sequência, outros invasores dirigiram-se para tomar a entrada da Fazenda Espírito Santo. Além disso, um grupo fechou a Rodovia PA 150 e faz protesto. Esse bloqueio criou um congestionamento de vários quilômetros. A última informação é que polícia está a caminho.

Esses movimentos da FETRAF começaram na terça-feira, quando cerca de 70 invasores tomaram área da Fazenda Fortaleza, em Marabá, armados de foices e facões.

A Agro Santa Bárbara, vítima recorrente do crime de esbulho, está tomando as medidas legais cabíveis, como registros de Boletins de Ocorrência nas Delegacias Especiais de Crimes Agrários competentes, petições em ações judiciais de Reintegração de Posse em curso, encaminhamento de ofícios requerendo providências urgentes à Secretaria da Segurança Pública do Estado do Pará, aos Ouvidores Agrário Nacional, Regional e do Tribunal de Justiça do Pará, Conselho Nacional de Justiça, além de informar a todas as autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A Agro Santa Bárbara vem a público mais uma vez repudiar tais atos e solicitar medidas efetivas das autoridades para resolver a questão. (Altair Albuquerque - Assessoria de Comunicações)