INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Prefeita de Altamira está inelegível por oito anos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) tornou a prefeita de Altamira, Odileida Sampaio (PSDB), inelegível por oito anos. Ela foi condenada por abuso de poder econômico, mas não perderá o mandato. O tribunal considerou que era necessária a cassação da prefeita, pois a acusação de compra de votos não foi comprovada na ação, movida pelo Ministério Público Eleitoral.

A prefeita já havia sido condenada pelo juiz de Altamira, recorreu ao TRE, requerendo a reforma da sentença de primeiro grau, mas o relator da ação, juiz Paulo Jussara, explicou que não há prova robusta da acusação de compra de votos. No entanto, o abuso de poder econômico ficou configurado nos autos.

Como explicou o relator, Odileida Sampaio distribuiu, entre 2007 e começo de 2008, bolsas-solidárias no valor de R$ 40 para pessoas pobres no município de Altamira, situado no sudoeste paraense. O juiz entendeu que a prática não caracteriza compra de votos, mas que recai sobre as condutas vedadas em período eleitoral. (Fonte: Diário do Pará)