INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Santana: Mudança climática afeta população


Temperatura média de 32 graus à sombra e umidade relativa do ar oscilando entre 25 e 28 % chamam a atenção dos estudiosos das mudanças climáticas no Município de Santana do Araguaia.

Cícero Pereira Lopes, técnico agrícola e responsável pela estação meteorológica do Sindicato dos Produtores Rurais – SRS, afirmou que as últimas chuvas registradas no município foi no dia 20 de maio ( 32mm). “De lá pra cá, já são cento e quinze dias sem chuvas. Isto contraria os dados estatísticos dos últimos cinco anos. O que estamos vendo é o resultado das queimadas desordenadas e descontroladas que assolaram nossa região este ano.”, comentou.

Todas as manhãs, uma lúgubre nuvem de fumaça tóxica dificulta a visibilidade dos motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestre, aumentando ainda mais os riscos de acidentes.

O Hospital municipal está em estado de alerta, pronto para atender eventuais casos de doenças respiratórias, mais comuns nesta época do ano.

“Nossos especialistas lotados no Hospital Central e/ ou nos Postos de Saúde, estão preparados para o pronto atendimento às pessoas de todas as faixas etárias. Por enquanto as mais atingidas por problemas de saúde relacionados com esses efeitos climáticos são as crianças e idosos. Nossa orientação é no sentido de que haja bastante ingestão e líquido e que se pratique apenas exercícios físicos leves, como caminhadas, depois das 18h00.”, comentou Alessandra Mello, Diretora do Hospital São Francisco de Assis. (Colaboração: Marcos Marques)