INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

IMPRENSA INTERNACIONAL VISITA SERRA PELADA


Uma caravana de jornalistas internacionais, representados pela ANSA - Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil, estará visitando a Nova Serra Pelada nesta semana. A equipe conhecerá de perto o início da construção do túnel que dará acesso a mina subterrânea, sob responsabilidade do Engenheiro Luiz Carlos Celaro.

Os correspondentes internacionais além de conhecerem de perto a primeira mina subterrânea em construção no Pará, levarão informações dos trabalhos socioambientais que a parceria Colossus e Coomigasp está realizando no município de Curionópolis, que sedia o projeto em implantação.

A comunidade garimpeira com mais de 600 famílias já sente mudanças em sua qualidade de vida. A parceria, além de priorizar a mão-de-obra local, está investindo em capacitação profissional e dando atenção redobrada à saúde e educação das famílias de garimpeiros que ainda residem no local e agora podem sentir de perto os benefícios advindos da parceria que está tornando real o sonho dos mais de 40.000 garimpeiros espalhados por todo o Brasil.

O projeto consiste na exploração mecanizada do tríplice depósito de ouro-platina-paládio da mina, com desenvolvimento de galerias subterrâneas, através de máquinas de mineração contínua Road Headers, mais conhecidas como “tatus”, que chegam a perfurar diariamente 10 metros de galerias de 30m².

A visita que deve ocorrer até o dia (08) próximo, já tem confirmados os seguintes correspondentes:

Thomas Milz (ARD - Alemanha), Eleonora Gosman (Clarin - Argentina), Katia Bortoluzzi (La Stampa - Itália), Alexandre Rocha (Brazil-Arab News Agency - ANBA), Ricardo Panessa (Auto Bild/La Tercera - Chile), Roberto Cattani (ANSA - Itália), presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros no Brasil e coordenador da Caravana. (Fonte: Bateia de Ouro Agência de Publicidade)