INFORMAÇÕES

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tocantins completa 22 anos e ganha de presente um novo governador


O Tocantins completa 22 anos, nesta terça-feira, dia 5 de outubro. Este aniversário da mais nova unidade federativa do Brasil é comemorado juntamente, com a vitória do novo governador do Estado. Após 8 anos, Siqueira Campos, volta ao comando do Palácio Araguaia.

O Tocantins foi criado, através de uma determinação da Constituição Brasileira de 05 de outubro de 1988, durante a Assembleia Nacional constituinte, a partir do Artigo 13, em que foi estabelecida a divisão do Estado de Goiás (parte norte e central).
No entanto, a idéia de se constituir uma unidade autônoma na região data do século 19. Em 1821, Joaquim Teotônio Segurado chegou a proclamar um governo autônomo, mas, na época o movimento foi reprimido.

Na década de 70, a proposta de formação do novo Estado foi apresentada ao Congresso; chegou a ser aprovada em 1985, mas na ocasião acabou vetada pelo então presidente da República, José Sarney. Após, a luta secular que resultou na criação do Tocantins, o Estado ganha maturidade e deslancha agora para um maior desenvolvimento econômico-social. Com a criação do Tocantins foi gerado oportunidades para milhares de brasileiros, principalmente pelos esquecidos do norte goiano.