INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sul do Pará: Membros da Fetraf vão pra cadeia


A Polícia Civil de Redenção cumpriu mandado de prisão contra Pedro Araújo Rodrigues, conhecido como “Pedrinho da Fetraf” e João Júnior da Silva, vulgo “Adãozinho”, ambos de 48 anos. Eles são acusados de praticar emboscada contra três trabalhadores da fazenda Vitória Régia, em Santana do Araguaia.

De acordo com a polícia, o ataque ocorreu no dia 11 de outubro e a vítima foi o operador de trator Charles Morais da Silva, morto com um tiro de fuzil na cabeça. Os colegas dele, Genaro Ferreira Rodrigues e Alise Júnior conseguiram sobreviver à emboscada.

Pedro Araújo Rodrigues é um dos líderes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) na região sul do Pará.

De acordo com a polícia, Pedrinho e João, teriam conquistado a confiança de três trabalhadores da fazenda. A polícia acredita que a causa pode estar ligada aos constantes conflitos de terra na região. Pedrinho é um dos líderes da Fetraf, que briga na justiça pela permanência de família ligadas à Fetraf em terras da fazenda Vitória.

A prisão dos acusados foi solicitada pelo superintendente de Polícia Civil do sul do Pará, delegado Antônio Nicolau Neto, que na ausência do titular da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), que no caso é o delegado Luiz Paulo Galrão, responde pelos assuntos de conflitos agrários na região.

O mandado de prisão foi expedido pela juíza da Comarca de Santana do Araguaia, Adriana Divina da Costa Tristão e cumprido pela equipe do delegado Lúcio Flávio, de Redenção.

Na delegacia, os acusados negaram o crime. “Pedrinho da Fetraf” disse que no dia em que o tratorista foi morto, ele estava em seu sítio, que fica no assentamento Pau Brasil, em Santana do Araguaia. O amigo dele, João Júnior, também se declarou inocente.

De acordo com o delegado Lúcio Flávio, os dois serão transferidos para o Presídio Regional de Redenção, onde ficarão à disposição da Justiça. (Paulo Carrion)