INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

17 mil filhotes de tartarugas são soltos no rio Araguaia





Um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria das Barreiras de preservação e repovoamento de espécies ameaçadas de extinção, chegou à fase final, na tarde da última quarta-feira (15), quando mais de 17 mil filhotes de tartarugas foram soltas nas águas do rio Araguaia.

O projeto que começou no mês de agosto, com a captura dos ovos nas praias localizadas às margens do rio, teve um custo de aproximadamente R$ 90 mil, bancado pela Prefeitura Municipal.

Uma equipe composta de 15 pessoas permaneceu durante quatro meses, acampados na praia da Onça, local onde funcionou o projeto. Durantes seis anos do projeto Quelônio, mais de 200 mil filhotes de tartarugas, das espécies Amazônicas e tracajás, foram depositados na área de preservação, que abrange uma extensão de aproximadamente 80 km, atingindo o estado do Pará e Tocantins.

Um dos idealizadores do projeto Domingos Gomes de Souza, disse que é gratificante saber que centenas de filhotes de tartarugas, foram depositadas no rio Araguaia, por meio de pessoas que antes atuavam como predadores das espécies. “Muitos dos que trabalharam no projeto, são pescadores, que antes comiam e vendiam tartarugas, hoje, dezenas dessas pessoas, atuam como preservadores e defensores desses animais indefesos” disse Domingos Gomes.

Participaram da soltura dos animais na praia da Onça, o prefeito Odacir Dal Santo, secretário de Meio Ambiente, Doca, Débora Bartolomeu, fiscal do ambientalista, populares e alunos de escolas públicas. (Dinho Santos)