INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Rio Maria: mesa diretora da Câmara é eleita sob polêmica


A eleição da nova diretoria da Câmara de vereadores de Rio Maria teria transcorrido na total tranquilidade se não fosse pelo fato de três vereadores terem se retirado da sessão realizada para escolher a chapa que vai comandar a casa de leis para o ano de 2011.

Logo no inicio os vereadores Josimar (PMDB), Louro (PTB) e Gisvaldo (DEM) alegaram que a formação da chapa única não obedecia ao regimento interno, pois eles teriam direito a uma vaga dentro da chapa única e se baseavam em um artigo da constituição federal que estabelece regras sobre a proporcionalidade partidária. Juntos os 3 vereadores representam 3 partidos, e a chapa única composta por José Ribamar (PSB) - presidente, Janes da Telepará (PMN) – 1ª secretária e Cláudio Coutinho (PDT) – 2º secretário, também somam mais 3 partidos.

Segundo informações extraoficiais os vereadores rebelados almejavam a segunda secretaria dentro da mesa diretora e por isso não participaram da votação. Mesmo assim a votação foi feita e a chapa única foi eleita com votação de 5 votos a favor e 1 abstenção que foi do atual presidente Luiz Pires de Souza (PSDB).

A chapa única eleita é apoiada pelo prefeito Waltinho e o vice João Dantas. Apesar deste desconforto o prefeito ainda possui a maioria na Câmara não podendo os vereadores “Rebeldes” serem considerados da oposição.

O vereador Gisvaldo Gratão afirmou que os vereadores vão entrar na justiça para anular a sessão, porém até o fechamento desta edição não tinha impetrado nenhuma ação.