INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

“Velho” é morto em confronto com a polícia









































“Ele fazia parte do grupo que planejava assaltar mineradora”

Um bandido conhecido da polícia do sul do Pará foi morto na manhã do último domingo (19/12). “Velho” como é conhecido levou um tiro no braço que atingiu sua veia artéria e faleceu em 7 minutos. Ele foi atingido em confronto com um grupo de 8 policiais do GPE – Grupo Pronto Emprego, GPO – Grupamento Tático Operacional e Polícia Militar de Rio Maria.

Segundo o comandante da operação delegado Galeno do GPE o tiroteio aconteceu por volta das 11:00hs quando eles foram informados através do NIP – Núcleo de Inteligência da Policia Civil que “Velho” juntamente com mais dois bandidos Itamar Arcanjo de Seixas e Edmilson Nascimento dos Santos (Negão) se deslocam em duas motos para a cidade de Rio Maria onde pretendiam sequestrar um dos gerentes da empresa Reinarda Mineração Ltda com o objetivo de fazer com que o mesmo abrisse o cofre da empresa para que roubassem o ouro.

Os indivíduos foram abordados pelas viaturas da polícia próximo a entrada da mineradora, localizada a cerca de 40 km de Rio Maria. Ao serem abordados eles teriam reagido e atirado contra os policiais, momento em que “Velho” levou um tiro no braço disparado por um policial do GPE e morreu momentos depois. Os outros dois correram para o mato, mas foram rendidos pelos policiais. Edmilson também foi atingido na perna esquerda. Edmilson e Velho portavam revolveres calibre 38.

O bandido ferido Negão e o falecido Velho foram levados para o hospital Municipal de Rio Maria, momento em que a polícia montou uma operação de segurança em torno do hospital temendo que outros bandidos da quadrilha fizessem um resgate. Negão e Itamar serão levados para a sede da superintendência da polícia civil de Redenção onde ficarão presos à disposição da justiça.

O delegado Galeno afirmou que todos os três indivíduos são de alta periculosidade, todos com passagem na polícia por assalto, sequestro e homicídio. Ainda segundo o delegado o serviço de inteligência vem trabalhando há vários meses para prender a quadrilha que ao todo somam mais de 10 bandidos. Eles agem em toda a região sul do Pará e são responsáveis pelos principais assaltos ocorridos na região.
Itamar é acusado de ser o autor da morte de um comerciante de Redenção. Ele já ficou preso durante 4 anos no presídio de Redenção por homicídio. Negão seria o matador do grupo e o mais violento e “Velho” trabalhava para a quadrilha fazendo o levantamento dos alvos a serem assaltados. Ainda segundo o delegado Galeno outros membros da quadrilha poderão ser presos a qualquer momento na região.

A Reinarda Mineração vem sendo alvo constante dos bandidos, em menos de 15 dias foram 3 tentativas de assalto na planta do Mamão onde a empresa extrai e beneficia ouro. Sempre bem armados e em grupo de mais de 10 homens os bandidos fecham a estrada com caminhões e carros que trafegam na estrada, sequestram funcionários da empresa e tentam abrir o cofre.

Foram várias tentativas frustradas de assalto, sendo que somente uma delas, a primeira foi bem sucedida, quando no ano passado eles conseguiram levar cerca de 4 milhões de reais em barras de ouro.

Nos últimos dias a policia vem intensificando a força tarefa para evitar os assaltos e prender a quadrilha, fato que veio a culminar com o flagrante do ultimo domingo.

Os funcionários da empresa e os moradores da região convivem constantemente com o medo de que a qualquer momento uma ação dos bandidos acabe em tragédia. (Idelson Gomes – Rio Maria)