INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Conceição: Joãozinho do Bêja é condenado a 6 anos e 4 meses

Acusado de matar o dono de um estabelecimento comercial na feira da cidade com 8 facadas, em 1992, Joãozinho foi condenado por homicídio simples.

O assassinato de João dos Santos Machado, que tinha 54 anos de idade, foi um dos crimes de maior repercussão em Conceição do Araguaia.
João Batista Pereira da Silva “Joãozinho do Bêja”, 40 anos, que tinha 19 anos na época, foi acusado de aplicar 8 facadas na vítima durante uma briga nas dependências da feira livre.

O processo demorou muito para ser concluído e o acusado afirmou que matou para não morrer.

De acordo com Joãozinho e algumas testemunhas de acusação e de defesa, João dos Santos, tinha fama de ser valente e frequentemente se envolvia em confusões. Um dessas confusões teria ocorrido com um ex-cunhado de Joãozinho, que foi agredido pelo dono do estabelecimento por separar a briga dele com outro homem. Nessa briga, Joãozinho teria tomada a faca das mãos de João Machado que não gostou da atitude.

O dono do estabelecimento cobrou uma dívida de cerveja a Joãozinho, que disse que não devia nada. A discussão acabou em luta corporal. De acordo com Joãozinho, o dono do bar lhe agrediu com uma faca, então Joãozinho lhe tomou a face e lhe aplicou vários golpes. Somente depois é que Joãozinho ficou sabendo que a vítima havia morrido. Joãozinho ficou preso por 73 dias.

Essa foi a terceira vez que Joãozinho se sentou no banco dos réus. Enquanto aguardou 19 anos para ser julgado pela morte de João Machado, ele se envolveu em mais dois crimes. No ano de 2006, Joãozinho teria assassinado, também a golpes de faca, um homem identificado como Pedro Lima. Ele foi absolvido por unanimidade.

No ano de 2009, ele se envolveu em uma confusão na praia das Gaivotas e foi acusado por tentativa de homicídio. Por esse crime ele foi condenado há 11 anos e 3 meses.

Joãozinho que está preso na delegacia de Conceição do Araguaia desde 2009, pela tentativa de homicídio, deverá ser transferido para o presídio de Redenção. (Canotícias)

PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO TEXTO