INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Floresta: Safra começa com boas expectativas


A safra de abacaxi começou em Floresta do Araguaia, município maior produtor da fruta no Estado do país, com área plantada de 12 mil alqueires aproximadamente. No município é plantada a variedade conhecida como “pérola”, com sabor mais doce e cor da polpa mais clara.

Para o agrônomo Danilo Leonel, da secretaria municipal de agricultura de Floresta do Araguaia, a safra será boa e os produtores de abacaxi que usam irrigação tiveram bons lucros, vendendo o fruto até R$ 2 a unidade. O agrônomo diz que em induziu a fruta cedo, no caso final de agosto até meados de setembro, e que não tinham irrigação, teve prejuízo nesse final e começo de ano, devido ao atraso das chuvas que só se intensificaram em finais de dezembro.

O abacaxi precisa de chuva e solo bem drenados características peculiares da região de Floresta do Araguaia que começou a produzir o abacaxi em meados dos anos 80, porém somente a partir de 1995 sua produção foi considerada comercial.

CARGA DE RETORNO

Os caminhoneiros já começaram a chegar à cidade, caminhões que geralmente saem de São Paulo, Belo Horizonte e Anápolis e trazem cargas para Marabá, Redenção, etc., passam por Floresta para voltarem com abacaxi para as regiões sudeste e centro oeste.
Neste início de safra, de 3 a 5 caminhões estão saindo por dia, cada caminhão carrega de 5,5 mil a 6,5 mil frutos, mas a partir de fevereiro a produção deve aumentar chegando a sair até 35 caminhões por dia.