INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sábado, 15 de janeiro de 2011

Redenção: Carceragem da cadeia pública é desativada


A Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe) deu início na manhã de sexta-feira (14) à desativação da carceragem da cadeia pública de Redenção. Nela, havia 46 presos provisórios e de Justiça. A medida atende a uma Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual (MPE) e acatada pela Justiça paraense.

Na primeira etapa, 25 presos foram transferidos para o Presídio Regional de Redenção, onde estão cerca de 250 detentos. Na próxima segunda-feira (17), 21 presos, que ainda estão no interior da carceragem, também serão levados à penitenciária.

Agentes prisionais e 50 homens das polícias Civis e Militares fizeram a transferência dos detentos para o presídio, que está localizado na BR-155, sentido Marabá. Para a ação, foram usadas mais de 20 viaturas e um ônibus.

O prédio em que ainda funciona a cadeia de Redenção tem capacidade para 18 presos. Porém, no início do ano passado, chegou a abrigar mais de 70, que ficaram amontoados em apenas duas celas da carceragem, em condições precárias. A superlotação ocasionou duas fugas em 2010, em que mais de 30 presos escaparam. Desses, apenas a metade foi recapturada.(Paulo Carrion)