INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Redenção: Susipe conclui transferência de presos





Com o apoio de policiais civis e militares, a Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe), concluiu na manhã de segunda-feira (17), a transferência de todos os detentos que ocupavam as quatro celas da carceragem, onde funcionava a cadeia pública de Redenção para o Presídio Regional do município.

A transferência dos presos para a penitenciária foi dividida em duas etapas. A primeira ocorreu na manhã da última sexta-feira (14), sob um forte esquema de segurança, que envolveu mais de 50 homens das polícias civil, militar e agentes prisionais da Susipe. Na ocasião, foram transferidos 23 detentos.

Segundo a Susipe, a medida atende a uma ação civil pública do Ministério Público Estadual (MPE), a qual foi acatada pela Justiça. A ação foi impetrada pelos promotores Rosângela Estumano Gonçalves Hartmann, Jane Cleide Silva Sousa, João Batista de Araújo Cavaleiro Macêdo Júnior e Ramon Furtado Santos.

De acordo com o delegado Antônio Nicolau Neto, chefe da Superintendência de Polícia Civil do Araguaia Paraense, no local onde os presos ficavam recolhidos, será construído um alojamento para os funcionários da delegacia. “Este local é uma página virada na história. Com certeza ele será demolido”, garante Nicolau.

PRESÍDIO

O Presídio Regional de Redenção, que já era considerado um barril de pólvora devido à superlotação, agora corre o risco de “explodir” de uma vez por todas. Segundo o diretor da casa penal, o tenente da Polícia Militar, Kléber Gomes de Souza, antes da chegada dos presos da delegacia, o local contava com 239 detentos, agora esse número saltou para 285, bem acima da sua capacidade, que é de 120 presidiários. Ou seja, a penitenciária está com o dobro da capacidade permitida. (Colaboração: Paulo Carrion)