INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Conceição: Colono que matou por causa de dívida é absolvido

A justiça não sabe o paradeiro de Otacílio Carlos de Almeida, que desde o último dia 22 (dia da realização de seu julgamento) não é mais considerado foragido. O colono foi julgado pelo crime de homicídio contra o agricultor José Manoel da Costa “Zezito”, ocorrido no dia 16 de abril de 1993 dentro do projeto de assentamento Jocon, zona rural de Conceição do Araguaia.

Otacílio teria assassinado a vítima com dois tiros de revólver no caminho de sua propriedade depois de uma discussão sobre dívidas que um tinha com o outro. Mesmo tendo atirado nas costas da vítima, o conselho de sentença entendeu que Otacílio matou porque teria sido provocado.

O CRIME

De acordo com denúncia do Ministério Público, Zezito caminhava em direção à sua roça em companhia de outro lavrador identificado como Francisco Valdenor de Almeida (que não foi localizado para testemunhar no caso), quando se encontraram com Otacílio que vinha na carroceria de um caminhão. Otacílio teria pedido para o motorista do caminhão parar para que ele cobrasse a dívida correspondente a 11 arrobas de carne de gado de Zezito, que por sua vez cobrou um botijão de gás que Otacílio lhe devia.
Ambos deram início a uma discussão e quando a vítima virou de costas para seguir seu caminho, Otacílio sacou o revólver e disparou seis vezes, dois tiros atingiram Zezito. Otacílio fugiu. (Nildo Monteiro)