INFORMAÇÕES

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Conceição: Desenvolvimento Regional é discutido em fórum

Dinamizar a economia nos setores produtivos visando o desenvolvimento regional, levando-se em consideração as potencialidades de cada município foi o objetivo do Fórum da Mesorregião do Bico do Papagaio realizado esta semana no Plenário Soly Antônio Valiati da Câmara Municipal de Conceição do Araguaia.

O Fórum da Mesorregião do Bico do Papagaio foi fundado em 2007 e possui representantes de sessenta e seis municípios dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins. Eles realizam reuniões itinerantes a cada dois meses. O fórum envolve cerca de noventa pessoas que discutem projetos dentro de câmaras técnicas, propondo discussões que visam o desenvolvimento regional.

O prefeito de Conceição do Araguaia, Álvaro Brito (PT), o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Helder Pontes, o diretor da Emater, Flávio Pedro Dias Barros e a Coordenadora da Mesorregião do Bico do Papagaio, Daniela Carvalho, estiveram presentes no evento que discutiu vários projetos que podem beneficiar o município pelos próximos anos.

A presidente do Fórum, Gleide Marino disse que no ano de 2009 foi feito um Plano de Ação com os representantes dos três estados que pertencem ao Fórum determinando a elaboração de projetos que contemplassem as potencialidades dessas regiões, distribuídas em Bovinocultura do leite, apicultura, piscicultura, fruticultura, artesanato natural e biojóias e caprinocultura.

Os projetos são encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Integração, Ministério das Cidades e etc. O município de Parauapebas foi contemplado com projetos nas áreas de Movelaria e Biojóias, inclusive com participação numa Exposição em Xangai e de um Intercâmbio na Itália. Marabá recebeu projetos na área da fruticultura, Pau D’arco – com apicultura, Canaã dos Carajás – gradagem de terras, Eldorado dos Carajás – apicultura, e Conceição do Araguaia – na área da fruticultura.

No mesmo dia, foi realizada também a eleição da Mesa Diretora e do Conselho de Representantes para o triênio 2011 – 2014. (Viviane Fialho)