INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Conceição do Araguaia terá curso de Agronomia


“O IFPA – Campus Conceição do Araguaia ofertará cinquenta vagas para o curso de Agronomia, com duração total de 4.350h em turno integral”.

A Câmara Municipal de Conceição do Araguaia realizou uma Sessão Especial no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) com o objetivo de lançar o primeiro curso público superior e gratuito de Engenharia da região – o de Agronomia. Na ocasião foram apresentados o curso, seus docentes e o Vestibular 2011.

Os futuros Engenheiros Agronômicos estudarão no Centro Experimental Agroecológico do Araguaia (Ceagro), em tempo integral. O espaço já está sendo reformado e adaptado para receber os alunos no segundo semestre de 2011.

O Ceagro é um local com uma área de quarenta e sete hectares possuindo Salas de aulas, Vestiários, Quadra Poliesportiva Coberta, Restaurante Universitário, Residência, Unidades de Produção, Laboratórios, inclusive de Reprodução de peixes, etc.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, o sul do Pará possui uma área de 175 mil km2, quatrocentos mil habitantes, sendo que deste total, 38% estão localizados na zona rural, possuindo vinte e seis mil famílias em assentamentos e quinze mil agricultores familiares.

O Engenheiro Agrônomo é o profissional que reúne as condições técnico-científicas e é capaz de atuar nos seguintes setores: manejo e exploração de culturas, doenças e pragas das plantas cultivadas, classificação e levantamento de solos, planejamento e administração de propriedades agrícolas e extensão rural, construções rurais, melhoramento genético vegetal e animal, entre outros.

Os alunos realizarão estágios supervisionados de forma Integral, com vivência no campo e através de projetos orientados. (Viviane Fialho)