INFORMAÇÕES

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Giro Político: os bastidores da política no sul do Pará

Valdir candidato a prefeito
Em reunião realizada neste domingo (20), no plenário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xinguara, a Unidade na Luta, tendência do Partido dos Trabalhadores (PT), sacramentou o nome do vereador Valdir Manoel da Silva, o Valdir da Eletrônica, como seu candidato a prefeito de Xinguara, nas próximas eleições. Como havia dois nomes indicados para o cargo, o de Valdir e Luis da Platina, houve a necessidade de votação, foi quando Valdir obteve a maioria dos votos, 36 a 07, ficando como candidato único da tendência.

Deputado do PT articula universidade
Em reunião realizada com Fernando Michelloti, vice-coordenador do campus avançado da UFPA de Marabá, o deputado federal Cláudio Puty declarou apoio à criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UFESSPA). Fernando Michellote externou o desejo de dialogar com o deputado sobre suas preocupações em relação aos encaminhamentos e articulações do projeto da universidade.

Ari poderá deixar o PTB
O vereador Arivaldo Santos, o Ari (PTB) pretende deixar seu atual partido para ingressar no PSB. Só não teria tomado ainda essa atitude, porque pode ter seu mandato cassado pelos dirigentes petebista, mas quando chegar o período certo de transferência partidária (início de outubro), Ari se transferirá para outro partido, onde ele possa ter sua candidatura a prefeito assegurada pela legenda.

Vereadores querem HR na PA-279
Durante a realização do seminário em Redenção, os vereadores da PA-279, solicitaram a implantação de um hospital regional numa das cidades localizadas ao longo da PA-279. A escolha da cidade ainda não é prioridade, no entanto, o município poderá ser Tucumã. Segundo os parlamentares, os pacientes de São Félix, Tucumã, Ourilândia e Água Azul são levadas para Redenção.

Paulinho poderá ser candidato
Segundo informações dos bastidores da política da cidade de Rio Maria, há rumores de que Paulinho da Auto Peças, poderá sair candidato a prefeito em 2012 pelo PSDB. A bancada do PSDB de Rio Maria não nega que o partido pretende buscar um nome à altura para se filiar ao partido, já pensando na possibilidade de lançar um representante do partido na candidatura a Prefeitura de Rio Maria nas eleições de 2012.

Aplausos e lamentações
Na primeira sessão do ano de 2011, realizada na segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Redenção viveu clima quente, embora fosse uma manhã fria e chuvosa. O prefeito Wagner Fontes (PTB) usou a tribuna para apresentar seus planos para o ano e também mostrar que o município ainda está inadimplente. Após o fim do discurso, o vereador Wanderlei Coimbra (PRP) fez críticas ao gestor. WF pediu para usar a tribuna para se defender as acusações, no entanto o vereador Joás Possidônio disse que era contra o regimento interno. Porém, o presidente da Casa, João Lúcio, colocou a pedido em votação, e Wagner Fontes, retornou à tribuna e fez sua defesa.

Iavé é citado em rodas políticas
O empresário Carlo Iavé está sendo citado nas rodas políticas como nome “quase” certo para ser o candidato a prefeito de Redenção na próxima eleição. Há quem diga que ele tem a aprovação do prefeito Wagner Fontes. Carlo não foi localizado para falar sobre o assunto.