INFORMAÇÕES

terça-feira, 8 de março de 2011

Católicos se preparam para iniciar a Quaresma


Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica dá início aos quarenta dias de preparação para a Páscoa, quando comemoram a ressurreição de Cristo. Para os fiéis, nesse período o que prevalece é o sentimento de renovação.

Essa terminologia vem da idade média e quer lembrar o ser humano que ele é pó e que ao pó voltará. A palavra carnaval vem do latim e significa carne vale. Então a ideia é de até a terça-feira de carnaval era possível fazer o que a carne mandasse, mas a partir da quarta tem que se pensar na realidade espiritual.

A ressurreição de Cristo é o momento mais importante para a Igreja Católica, por isso o padre afirma que esse recolhimento anterior é necessário. O número 40 é muito simbólico e aparece em diversos momentos na Bíblia. Os judeus passaram 40 dias no deserto para chegar à terra prometida e Jesus passou 40 dias no deserto após o seu batismo.

Durante esse período os católicos têm que adotar como atitude a oração, o jejum e a solidariedade. O jejum para o catolicismo quer dizer o abandono de certas práticas da vida mundana, não está ligada somente à alimentação. É uma grande mudança de atitudes.