INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO SUL DO PARÁ, TOCANTINS, MATO GROSSO E MARANHÃO

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Chuvas ainda são intensas em Conceição do Araguaia


As fortes chuvas que vêm caindo na região desde o último final de ano ainda têm sido intensas no município de Conceição do Araguaia. Além da inconstância nos serviços de energia elétrica, internet e telefonia móvel, o volume excessivo das chuvas têm resultado ainda em muitos estragos na conservação das vias e logradouros, tanto na cidade como no campo.

Na zona rural a situação é crítica, muitas vicinais estão intrafegáveis, e em alguns casos, o homem do campo fica impossibilitado de escoar sua produção, deixando a população urbana carente de produtos oriundos do campo. “Conceição do Araguaia vem enfrentando o inverno mais rigoroso dos últimos anos, isso tem penalizado nós produtores rurais, pois encontramos muitos obstáculos em transportar nossa mercadoria para a cidade.” disse José Luiz Barbosa, 39, produtor rural.

No perímetro urbano a situação não é muito diferente, devido os estragos causados pelas fortes chuvas alguns bairros conceicionenses têm ficado isolados. O setor mais castigado tem sido o São Luiz I, que mesmo estando próximo ao Centro e sendo um dos mais populosos, está em situação caótica. Em muitas vicinais daquele bairro nem mesmo os motociclistas conseguem trafegar devido às poças de lama e as erosões ocasionadas pelas chuvas.

Rio Araguaia
Mesmo com o elevado volume das chuvas o rio Araguaia, localizado a margem esquerda da cidade, ainda não transportou, no entanto, está com o nível das águas muito elevado e caso as chuvas continuem com a mesma intensidade por mais algumas semanas deverá transbordar e invadir parte da cidade. A última enchente ocorrida em Conceição do Araguaia foi em 2004, ocasião em que as proximidades do Araguaia ficaram totalmente inundadas. (Delmiro Silva)